A FIFA perdeu a noção? A logo da Copa 2014 é um lixo!

Eu não podia deixar de fazer minhas críticas ao que tem sido veiculado na Internet, sobre a escolha da FIFA pela logomarca da Copa Mundial de Futebol Fifa 2014 a ser realizada no Brasil.

Segundo o portal do OGlobo.com, a logomarca escolhida pela FIFA para ser a oficial foi esta daí (pasmem!):










Talvez aos olhos de uma criança essa logo possa parecer algo bonito, cores lindas, ideia fantástica, etc, mas até mesmo um leigo que no mínimo tenha acompanhado as últimas Copas deve achar no mínimo estranha essa escolha. Comparem com a logo oficial da copa da África, deste ano.

Esta logo parece ter sido feita por um iniciante na arte gráfica:

Vejam os traços inacabados dos dedos e suas desproporcionalidades. Ninguém discorda que os traços do homenzinho na logo da África 2010 não foram feitos para representarem fielmente o corpo de uma pessoa, mas é facilmente perceptível a originalidade daqueles traços, bem trabalhados. Os dedos estão ridicularmente estilizados, com péssimo acabamento visual. Quem manipulava a ferramenta gráfica certamente era pressionado a apresentar o resultado "para ontem". Parece um rascunho.

Vejam a falta do azul que representa o céu brasileiro. Seria intencional?

Vejam a ideia de ganância que passa estas mãos abraçando a coroa da taça. E o pior: todas as mãos tentam abraçar a coroa (o mundo, a copa mundial), mas a palavra "2014" está escapolindo das mãos, fortalecendo ainda mais a ideia de ganância. O brasil quer o ouro, mas estamos esquecendo da competição? Mesmo que a ideia seja boa, o acabamento é uma vergonha.

O que é mais engraçado são as pessoas que escolheram a tal logomarca: Paulo Coelho, Niemeyer, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Hans Donner e outros. Acompanhando a crítica dos comentários da página: Paulo Coelho entende de livros, Ivete de música, Gisele de moda. O que estas pessoas estão fazendo aí nesta lista?? Donner ainda se salva, é designer renomado, mas não é brasileiro. Niemeyer pode ter ideias coerentes. Mas o conjunto decepciona.

Lamentável esta escolha... E estão protegendo até o desenvolvedor, que nem divulgam o nome do indivíduo!

E eu não sou o único a criticar a escolha da Fifa não. Quem quiser que veja a matéria "Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014", do site www.copa2014.org.br. Se forem mais a fundo, encontrarão críticas de um número cada vez maior de pessoas. Em enquete do Portal 2014, 68% dos leitores não gostaram da marca desenvolvida para a Copa.

Este site ainda traz o comentário do renomado designer Alexandre Wollner: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza: "É uma vergonha".

E a Fifa planeja fazer a divulgação no dia 8 de julho! Decepcionante...

Um modelo de logomarca que também divulgam por aí é esta:












Nitidamente melhor que a escolhida pela Fifa, esta daí explora bem as cores do brasil e a natureza. Talvez a referência à natureza não seja tão bem vinda no contexto do futebol, mas não tem a conotação negativa que traz esta que a Fifa escolheu.

A logo oficial da copa deste ano é esta, para apreciarem:

Erros no Joomla: quem nunca viu, nunca usou!

Breve postarei aqui o que aprendi ao me deparar com diversas situações com a criação de sites em plataforma Joomla.

Não raro o iniciante em Joomla quebra a cabeça com coisas simples e só encontra ajuda espalhada em sites sem conteúdos espalhados por aí através do pai dos burros (Google).

Um dos erros que nos deparamos com a atualização inicial do pacote Joomla 1.5 são besterinhas como:

- Erro LAST_UPDATED2
- Erro na pesquisa
- etc.

Não estou criticando a plataforma, que, aliás, utilizo com frequência e gosto bastante, só estou encarando esses erros como tão simples que ninguém resolve... O próximo passo (futuro, muito futuro) é desenvolver um tutorial especial para quem tá iniciando e precisa passar do site local para a web, por que eu quando estava no início senti uma dificuldade de achar materiais bem específicos.

Esses erros que mencionei só encontrei resposta em árdua procura em blogs e sites de discussão específicos do tema.

Como experiência, desenvolvi os sites da II E-Micro e da EletroJr.