Mostrando postagens com marcador Design Gráfico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Design Gráfico. Mostrar todas as postagens

Concurso novo logo da Copa 2014!


IMAGEM: BLOG ASSUNTOS CRIATIVOS

Pra quem ainda não se conformou com a logo da copa nem com a apresentação na cerimônia da FIFA, taí uma sugestão: dar a sua sugestão, botar a mão na massa e mostrar que o futebol brasileiro não é somente "aquelas mãos"!

Se trata de um concurso não oficial. O concurso é oferecido pelo Assuntos Criativos, blog sobre publicidade, design, etc. Para participar basta criar um logo para a Copa de 2014 e publicar no Flickr, Twitpic, Picasa ou afins e postar no twitter:


Sendo que o que está em XXX você coloca o link de onde está salvo sua sugestão.

Se você não ganha dinheiro com isso, pelo menos terá a satisfação de saber que fez algo melhor. Ganhará certo reconhecimento: os melhores trabalhos serão divulgado no Assuntos Criativos.

Veja o briefing que a FIFA entregou ao Brasil.
Logos já enviados.

Nas palavras do Assuntos Criativos:

"Você já deve ter visto o Logo da Copa 2014.
Alguns dizem que é um fake ou hoax, outros dizem que politicagem barata e outros dizem que foi o Chico Xavier quem desenhou.
Mas todos concordam que este logo ficou uma droga.
Por isso nós do Assuntos Criativos estamos lançando um desafio para todos que têm algum talento melhor do que o cara que desenhou o este logo, e faça algo digno."

Não preciso dizer mais nada...
Aliás, digo sim.
Pergunto: você sabe usar o Paint? Sim?! Opa! Manda ver!

Funk hilário do Corel Draw no YouTube poderia ser mais criativo

Que a Corel, com o aplicativo gráfico de desenho vetorial Corel Draw e a Adobe, com o Ilustrator, software da mesma finalidade, travam há vários anos uma acirrada disputa pela conquista dos usuários todos já sabiam. Ambos os softwares tem suas vantagens e desvantagens, mas ultimamente há quem diga que o Corel esteja ficando para trás, sobretudo a partir da versão X4, mas a versão x3 é a queridinha da maioria, superando até o Ilustrator nas opiniões dos usuários. O X4 veio com, digamos, umas firulas, mas a interface gráfica ficou melhor, aproveitando o momento do Windows Vista, com ícones e textos suavizados pelo Clear Type, mas foi criticado por ser bem mais pesado. Mesmo assim, o Corel Draw ainda é bastante popular entre os Designers.

Surgiu no Youtube uma "obra-prima" bizarra criticando o software gráfico Corel Draw em detrimento do software da Adobe, em forma de funk. O funk faz rimas hilárias com os famosos problemas de compatibilidade do Corel e os barulhos de erro do Windows. Deliciem-se, mas não vão com muita sede ao pote:



Que o vídeo é hilário é. E bastante criativo! E porque esse vídeo é bizarro? Simplesmente poderia ser melhor. Detalhe: tanta coisa pra falar de bugs e erros no programa e o vídeo fala apenas de incompatibilidade de atalho (Ctrl + Space e Scroll)! Ora bolas, se for só isso, personalize o seu atalho nas configurações do programa!!

Há muitos erros que poderiam ser apontados nesse vídeo, não um que nem erro é. Uma das coisas que deveriam ser mudadas no Corel são as ferramentas inúteis que fazem a mesma coisa que outras já existentes. Outra coisa é a ausência da possibilidade de aplicar desfocagem num objeto. Mais uma coisa: a demora incompreensível na abertura de um arquivo de mais de 4 Mb. E o que não poderia faltar, o mais importante: a terrível lentidão no Ctrl + c, Ctrl + v. E não para por aí as minhas insatisfações sobre o sotware.

Não posso opinar sobre o Ilustrator, pois instalei no PC só pra ver como era, mas há meses que ocupa espaço no HD desnecessariamente. Motivo: o Corel é suficiente para minhas necessidades. Claro, tem algumas coisas que o Corel peca muito. E isso eu critico de boca arreganhada, num exemplo corriqueiro: como é possível que um software tão evoluído não tenha a opção para desfocar um objeto? E ainda tem gente "profissional" que se contenta em converter em bitmap e fazer o processo! E alguém me pergunta: onde eu consigo desfocar um objeto? No famigerado Inkscape! O Inkscape é bom, só precisa ter a confiança do pessoal. Talvez... quando deixar de ser OpenSource! (inclui-se aí a correção de bugs bizarros do aplicativo).

A FIFA perdeu a noção? A logo da Copa 2014 é um lixo!

Eu não podia deixar de fazer minhas críticas ao que tem sido veiculado na Internet, sobre a escolha da FIFA pela logomarca da Copa Mundial de Futebol Fifa 2014 a ser realizada no Brasil.

Segundo o portal do OGlobo.com, a logomarca escolhida pela FIFA para ser a oficial foi esta daí (pasmem!):










Talvez aos olhos de uma criança essa logo possa parecer algo bonito, cores lindas, ideia fantástica, etc, mas até mesmo um leigo que no mínimo tenha acompanhado as últimas Copas deve achar no mínimo estranha essa escolha. Comparem com a logo oficial da copa da África, deste ano.

Esta logo parece ter sido feita por um iniciante na arte gráfica:

Vejam os traços inacabados dos dedos e suas desproporcionalidades. Ninguém discorda que os traços do homenzinho na logo da África 2010 não foram feitos para representarem fielmente o corpo de uma pessoa, mas é facilmente perceptível a originalidade daqueles traços, bem trabalhados. Os dedos estão ridicularmente estilizados, com péssimo acabamento visual. Quem manipulava a ferramenta gráfica certamente era pressionado a apresentar o resultado "para ontem". Parece um rascunho.

Vejam a falta do azul que representa o céu brasileiro. Seria intencional?

Vejam a ideia de ganância que passa estas mãos abraçando a coroa da taça. E o pior: todas as mãos tentam abraçar a coroa (o mundo, a copa mundial), mas a palavra "2014" está escapolindo das mãos, fortalecendo ainda mais a ideia de ganância. O brasil quer o ouro, mas estamos esquecendo da competição? Mesmo que a ideia seja boa, o acabamento é uma vergonha.

O que é mais engraçado são as pessoas que escolheram a tal logomarca: Paulo Coelho, Niemeyer, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Hans Donner e outros. Acompanhando a crítica dos comentários da página: Paulo Coelho entende de livros, Ivete de música, Gisele de moda. O que estas pessoas estão fazendo aí nesta lista?? Donner ainda se salva, é designer renomado, mas não é brasileiro. Niemeyer pode ter ideias coerentes. Mas o conjunto decepciona.

Lamentável esta escolha... E estão protegendo até o desenvolvedor, que nem divulgam o nome do indivíduo!

E eu não sou o único a criticar a escolha da Fifa não. Quem quiser que veja a matéria "Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014", do site www.copa2014.org.br. Se forem mais a fundo, encontrarão críticas de um número cada vez maior de pessoas. Em enquete do Portal 2014, 68% dos leitores não gostaram da marca desenvolvida para a Copa.

Este site ainda traz o comentário do renomado designer Alexandre Wollner: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza: "É uma vergonha".

E a Fifa planeja fazer a divulgação no dia 8 de julho! Decepcionante...

Um modelo de logomarca que também divulgam por aí é esta:












Nitidamente melhor que a escolhida pela Fifa, esta daí explora bem as cores do brasil e a natureza. Talvez a referência à natureza não seja tão bem vinda no contexto do futebol, mas não tem a conotação negativa que traz esta que a Fifa escolheu.

A logo oficial da copa deste ano é esta, para apreciarem:

Concurso para nova logomarca da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)

A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) abre concurso para renovação da Identidade Visual da entidade.

Uma oportunidade interessante para hobbistas em designer gráfico, como eu!
Já fiz diversos modelos de logomarcas. Difícil foi decidir qual enviar.
Quando terminar o prazo para envio das propostas postarei aqui a logomarca que fiz.

Detalhes:

Prêmio: R$ 1.000,00

- 02 de julho: Data limite para envio, pelo correio, da Ficha de inscrição.
- 27 de agosto: Data limite para envio de proposta por E-mail (logoabrapso@gmail.com)
- 06 de setembro: Divulgação das propostas selecionadas no site e início da votação

Logomarca atual da ABRAPSO:











Segue o link.

Como hobbista na área de Design Gráfico e Marketing (minha área é exatas mesmo), há muito tempo me deleitei nas leituras de literatura dessa área.

Um livro interessante que li e que acho interessantíssimo para quem quer mergulhar neste mundo e elaborar esta logomarca para a ABRAPSO é: STRUNCK, G. Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso, 2007.

Utilidades para o Designer

Alguns links de interesse do designer gráfico:

What the Font
http://new.myfonts.com/WhatTheFont
Site que identifica a fonte a partir de uma imagem.

Color Scheme Online
http://www.colorschemer.com/online.html
Site que converte paletas RGB em HEX e vice-versa.