Mostrando postagens com marcador Computadores e Internet. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Computadores e Internet. Mostrar todas as postagens

Windows 7, XP ou Vista? Testes de Performance

A seguir gráficos dos testes realizados pelo Baixaki em computadores de mesma configuração e executando as mesmas tarefas e programas com os Sistemas Operacionais Windows XP, Vista e Seven.

O Seven se saiu melhor no geral, mas o XP está no páreo. O Vista, convenhamos, vamos perder de vista e esquecer que um dia existiu.
A Microsoft já está preparando o Windows 8, com previsão para 2012. Vamos ver se o XP resiste.
 
Testes de Velocidade
















Testes de Estabilidade
















Fonte e detalhes do teste em: http://baixa.ki/a2162

O que você precisa saber sobre baterias de notebooks









Como usuário novato no ramo de PC's portáteis, o assunto despertou logo meu interesse. Aqui vão algumas dicas para quem utiliza notebooks e deseja saber mais sobre sua bateria, o que fazer para que elas durem mais, etc.

Primeiro alguns fatos que algumas pessoas podem não saber, para perceberem a importância de conhecer mais sobre a bateria de seu notebook:

- A bateria de um notebook não pode ser carregada indefinidamente. Após uma quantidade de ciclos de carregamento (normalmente mais que 300) ela diminui sua capacidade de manter a carga. Isso quer dizer que se sua bateria completamente carregada consegue manter seu notebook por 3 horas ligado hoje ela o manterá por menos de 1 hora daqui a alguns anos.
- A vida útil da bateria diminui com temperaturas elevadas;
- É melhor (para a vida útil) armazenar uma bateria carregada a 40% do que uma completamente carregada.

Agora, o que realmente interessa, segredos para aumentar a vida útil das baterias (Lithium-ion):

- Devo recarregar a bateria somente quando estiver completamente carregada?
É preferível carregar a bateria com frequência, sem deixá-las a menos de 20%. Evite descarregá-las completamente. Para baterias com "contadores" de recarga, faça um ciclo de carga-descarga completo por mês;

- Devo recarregar parcialmente ou totalmente?
Não importa;

- Devo remover a bateria do carregador quando completamente carregada?
Não importa. O carregador automaticamente corta o suprimento de corrente quando a bateria está carregada;

- Devo remover o carregador quando o notebook não está em uso?
Um notebook pode ficar conectado à rede AC quando não está em uso sem problemas;

- A bateria esquenta quando está carregando?
Um pouco, como qualquer circuito elétrico. Respeite os limites de temperatura: 0°C - 45°C (para Li-ion)

Interessado no assunto? Sua bateria não é de Li-ion? Saiba mais em: http://batteryuniversity.com.

Recomenda-se para aumentar a vida útil das baterias retirá-la do notebook se uma rede AC estiver disponível. Isso é verdade: menos recargas, maior vida útil. Mas eu não faço isso simplesmente porque perde um pouco o sentido... se você confia na estabilidade de sua rede elétrica ou usa um no-break com seu notebook, esta é uma ótima dica.

Funk hilário do Corel Draw no YouTube poderia ser mais criativo

Que a Corel, com o aplicativo gráfico de desenho vetorial Corel Draw e a Adobe, com o Ilustrator, software da mesma finalidade, travam há vários anos uma acirrada disputa pela conquista dos usuários todos já sabiam. Ambos os softwares tem suas vantagens e desvantagens, mas ultimamente há quem diga que o Corel esteja ficando para trás, sobretudo a partir da versão X4, mas a versão x3 é a queridinha da maioria, superando até o Ilustrator nas opiniões dos usuários. O X4 veio com, digamos, umas firulas, mas a interface gráfica ficou melhor, aproveitando o momento do Windows Vista, com ícones e textos suavizados pelo Clear Type, mas foi criticado por ser bem mais pesado. Mesmo assim, o Corel Draw ainda é bastante popular entre os Designers.

Surgiu no Youtube uma "obra-prima" bizarra criticando o software gráfico Corel Draw em detrimento do software da Adobe, em forma de funk. O funk faz rimas hilárias com os famosos problemas de compatibilidade do Corel e os barulhos de erro do Windows. Deliciem-se, mas não vão com muita sede ao pote:



Que o vídeo é hilário é. E bastante criativo! E porque esse vídeo é bizarro? Simplesmente poderia ser melhor. Detalhe: tanta coisa pra falar de bugs e erros no programa e o vídeo fala apenas de incompatibilidade de atalho (Ctrl + Space e Scroll)! Ora bolas, se for só isso, personalize o seu atalho nas configurações do programa!!

Há muitos erros que poderiam ser apontados nesse vídeo, não um que nem erro é. Uma das coisas que deveriam ser mudadas no Corel são as ferramentas inúteis que fazem a mesma coisa que outras já existentes. Outra coisa é a ausência da possibilidade de aplicar desfocagem num objeto. Mais uma coisa: a demora incompreensível na abertura de um arquivo de mais de 4 Mb. E o que não poderia faltar, o mais importante: a terrível lentidão no Ctrl + c, Ctrl + v. E não para por aí as minhas insatisfações sobre o sotware.

Não posso opinar sobre o Ilustrator, pois instalei no PC só pra ver como era, mas há meses que ocupa espaço no HD desnecessariamente. Motivo: o Corel é suficiente para minhas necessidades. Claro, tem algumas coisas que o Corel peca muito. E isso eu critico de boca arreganhada, num exemplo corriqueiro: como é possível que um software tão evoluído não tenha a opção para desfocar um objeto? E ainda tem gente "profissional" que se contenta em converter em bitmap e fazer o processo! E alguém me pergunta: onde eu consigo desfocar um objeto? No famigerado Inkscape! O Inkscape é bom, só precisa ter a confiança do pessoal. Talvez... quando deixar de ser OpenSource! (inclui-se aí a correção de bugs bizarros do aplicativo).

20 + 1 Mitos sobre o seu PC

Li uma matéria no site Terra Tecnologia sobre verdades e mentiras sobre computadores.
Alguns mitos de obviedade assombrosa (todo mundo tem uma vez...), outros que só vendo pra crer, e outros ainda que sabemos a resposta mas duvidamos por pura superstição.

Decidi postar aqui pois lembrei de uma curiosidade recorrente entre alguns usuários de PCs:

Desligar o PC várias vezes ao dia diminui a vida útil da máquina? (o mito 21 que a Terra esqueceu)

Considerando que o usuário desliga corretamente o PC e está num local refrigerado adequadamente, TANTO FAZ deixar o PC ligado ou desligá-lo. Claro, o que não pode é ligar e desligar só pra fazer gracinha...
Não faz o menor sentido deixar o computador ocioso só porque acha que vai ter vida útil maior, ainda mais que quanto mais tempo ligado, maior a probabilidade de ser acometido por uma interrupção involuntária de energia.
Sabe-se de HDs que ficaram ligados ininterruptamente por 10 anos sem sofrer danos aos arquivos! Isso são os HDs de dez anos atras; mais que isso, só lamento.

E ainda há o reset vicioso da discórdia...

Aqui um resumo em perguntas e respostas dos mitos relacionados pelo site:

1. Colar imãs pequenos (como os de geladeira) no gabinete pode prejudicar a CPU - FALSO

2. É necessário deixar um bom espaço entre o monitor e a parede atrás dele - FALSO, mas...

3. Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo - FALSO

4.
O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas - FALSO

5.
Usar programas piratas aumenta a chance de ser infectado por vírus e outras pragas virtuais - VERDADEIRO

6.
Desligar o PC diretamente no botão sem escolher antes a opção de desligar a máquina estraga o disco rígido - FALSO

7.
Se você desligou o computador, é melhor deixar que ele 'descanse' alguns segundos antes de voltar a ligá-lo - FALSO

8.
Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD - FALSO

9.
Se está chovendo ou trovejando, desligue o computador e tire o plugue da tomada - VERDADEIRO

10.
Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos - FALSO

11.
Olhar para a luz do mouse óptico pode prejudicar a visão - VERDADEIRO

12.
Ao desligar o computador, sempre é necessário desligar também o monitor - FALSO

13.
Não se deve colocar CDs, DVDs ou qualquer outro dispositivo sobre a CPU - FALSO

14.
Sempre que mais de 80% do disco rígido está sendo usado, o computador fica mais lento - VERDADEIRO

15.
Tirar o pendrive sem "avisar" o computador pode causar danos - VERDADEIRO

16.
Ter muitos ícones na área de trabalho deixa o computador mais lento - FALSO

17.
Se eu tiver um bom antivírus, bem atualizado, estarei protegido para navegar na internet - FALSO

18.
É possível lavar o teclado com água e sabão embaixo da torneira - FALSO

19.
É preciso descarregar completamente a bateria do notebook antes de poder recarregá-la novamente - FALSO

20.
É preciso ter um PC de mesa para poder jogar os games mais modernos do mercado - FALSO


Provavelmente você deve ter rido discretamente ao ler o mito 18, falando consigo mesmo: "claro que não, isso estraga!". Eu não. Faço sempre! E deixo de molho em mistura com água sanitária!
Claro, se você se aventurar com as placas de circuito impresso na máquina de lavar não vá sair por ai dizendo que eu recomendei... Tem que ter paciência pra tirar tecla-a-tecla. Vale a pena fazer isso pelo menos 1 vez a cada 6 meses.

--
Veja as explicações para as respostas em:
http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/20-mitos-pc/mito-20.htm

Como faço para diminuir o tamanho de áudio mp3 sem perder a qualidade?

Realmente há um limite do tamanho da musica pra manter a qualidade...
Mas o que muita gente que ouve musica no MP3 Player não sabe é que as músicas ficam muito melhores e menores se estiverem no formato wma.
(Normalmente os mp3 comuns executam esses tipos de áudio)

Explicação:
Uma música de 4 min em mp3 a 112kb/s (taxa de bits) fica com um tamanho de quase 4 Mb e a perda da qualidade com essa taxa de bits é um pouco perceptível aos ouvidos. Se vc tentar 96kb/s dependendo do tipo de musica, vc não vai gostar (aparecem sons estranhos durante a música).

Mas, ao contrário, a mesma música em wma a 64kb/s (isso mesmo: 64kb/s) fica com um tamanho de 2 Mb (ou menos)! E o som não perde a qualidade: ao contrário do mp3 que aparecem sons estranhos em baixa taxa de bits, em wma a música fica bem agradável, parecendo que vem de uma fonte sonora estereofônica.

E o que é melhor, isso pode ser feito facilmente no Windows Media Player, com a opção sincronizar dispositivo portátil: não precisa usar mais nenhum programa pra converter suas musicas pra colocar no mp3.

No seu ipod apenas verifique se ele reproduz som em wma.

Se só mp3 serve pra vc, então uma boa dica é colocar em taxa de bits variável: coloque variando entre 112 e 96: ficam só um pouco menor.

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.

Como ocultar programa do menu adiconar/remover programas do Windows?

"Eu tenho o Counter Strike no pc mais não quero que meu chefe veja no adicionar/remover programas tem alguém que me ajude a ocultar pelo amor de DEUS..."

Não há um comando específico pra fazer isso, pois qualquer programa que voce instale no PC irá aparecer impreterivelmente no Adicionar/Remover programas do Windows.

Mas tem uma saída. Sabe-se que quando a gente clica em desinstalar um programa, o Win localiza a pasta em questão e a exclui e tira o programa da lista.
Dessa forma uma técnica interessante é renomear a pasta do programa que voce quer (no seu caso deve ser a pasta C:\Arquivos de programas\Valve) (observe que voce terá que ter direitos de administrador para fazer isso. Feche o CS pra poder renomear a pasta). Logo depois de renomear (um nome qualquer ex: Valve2), crie uma nova pasta com o nome anterior (no caso, Valve): isso é só pro desinstalador do Windows não acusar que a pasta não existe. Depois, simplesmente abra o Adicionar/Remover programas e desinstale o Counter Strike. Isso mesmo: desinstale! Como a pasta que vai ser excluida está vazia (a que vc criou), não vai desinstalar realmente. Assim simula-se que desinstalou o aplicativo: a sua entrada no Adicionar/Remover programas desaparece.

Então, pra voltar a jogar o CS, basta renomear a pasta para o nome antigo. E pronto!
Em alguns casos, talvez o CS não volte a funcionar normalmente, pois quando vc desinstala um programa, sua entrada é apagada do registro. Mas isso é raro. De qualquer forma é só instalar de novo pra voltar ao normal.

Pra ficar melhor ainda as aparências, oculte a pasta Valve e exclua os atalhos do menu iniciar e do Desktop.
É claro que se um dia seu chefe resolver fuçar o computador ele vai descobrir...

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.

É verdade que cabo usb de celular do Paraguai estraga o aparelho?

Claro que não!

Os cabos usb "do Paraguai" (na verdade deveria ter dito "dos camelôs": pois é discriminação com nossos vizinhos paraguaios!) são tão bons quanto os comprados nas lojas.
O máximo de prejuízo que voce pode ter com um desses é um cabo com mau contato interno (o que causaria um não reconhecimento pelo computador), ou com fios em curto (neste caso, simplesmente pode acontecer de descarregar a bateria do seu celular quando conectado, mas nada que impeça você de recarregar de novo).

Neste contexto o prejuízo seria dinheiro jogado fora. Mas na maioria dos casos é uma boa economia comprar os "genéricos".

Fora isso, nada de mais grave.

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.

Estabilizador ou filtro de linha?

Primeiro algumas definições:

Filtro de Linha: Baseado num filtro RC, o filtro de linha, como o próprio nome diz, elimina toda variação na corrente da tomada para que chegue à sua saída apenas a componente de 60Hz. Frequências "parasitas" tornam o PC instável, além de suas componentes interferirem nos sinais internos da Placa-Mãe.

Estabilizador: Baseado em circuitos de chaveamento com relês, o objetivo do estabilizador é manter a tensão de entrada constante na saída. Devido à instabiliade das cargas, é comum a tensão de 110 V das nossas casas variar até mesmo 10%. O Estabilizador, através de um transformador interno, aumenta a tensão quando a mesma cai e diminui quando a mesma aumenta. Os clicks característicos evidencia o trabalho dos relês chaveando ou não o transformador.

No-Break: Funciona apenas como uma "bateria" na hora da falta de energia.

Pois bem: precisamos dos três!

Comparação do PC com cada aparelho numa linha instável:

No-Break - sem filtro e estabilizador, alimentação instável força o aparelho e diminui vida útil;
Estabilizador - sem filtro, alimentação instável compromete desempenho e permite interferências;
Filtro de linha - sem estabilizador, sujeito a desligamentos constantes;
Estabilizador + Filtro de linha - Sem flutuações nem quedas constantes;
Estabilizador + No-break - A alimentação não cai mas há interferências;
No-break + Estabilizador + Filtro de linha - trio perfeito.

Nobreak - opcional, não é imprescindível, mas se seus dados são valiosíssimos... vale a pena...
Só faz sentido no-break se você usa o PC mais de 6 horas direto, caso contrário é gasto desnecessário: seu PC vai dá defeito um dia, seu dados se perderão, enquanto o No-break vai ficar pra titio prum outro PC...

PS.: para picos de corrente temos os fusíveis...

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.

O cooler (fan) da fonte joga o ar frio pra dentro ou tira o ar quente?

(Para quem pensou em inverter o cooler) Inverter o fan não é recomendado.

A fonte fica localizada estrategicamente na parte superior da CPU, pois é o elemento que mais gera calor lá dentro, e ar quente é menos denso que ar frio, assim não aquece os demais componentes.
O cooler da fonte joga o ar quente pra fora, caso contrário, o ar frio que supostamente esfriaria a fonte (de fato o faria) moveria o ar ainda quente na parte superior para as outras partes mais baixas.

O cooler do Processador de modo algum joga o ar para fora da placa mãe. Por não terem muita potência, não conseguem criar um vácuo na pequena distância entre o dissipador e o processador. Ao contrário, pegam o ar de uma região bem mais ampla (interior do gabinete, mas o ideal é de uma área externa) e atira no dissipador para que haja uma troca bem mais eficiente de calor entre o ar frio e a placa metálica do dissipador, esfriando portanto o processador.

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.

Formatação de PCs: particionamento no Windows

"Galera meu pc tem duas partições.
Quero formatar e deixar uma partição somente...

Como faço isso se já tenho todos os drivers dele e já copiei todos meus documentos importantes?"


Se vai instalar o Windows, recomendo deixar essas duas partições mesmo. Se você precisar formatar o PC (e olhe que vai precisar um dia!), você perderá todos os seus arquivos. Instalando o Windows em C: e movendo a pasta Meus documentos para D:, por exemplo, você só formata a partição C: e mantém seus documentos a salvo.

Se ainda assim você quiser uma partição apenas (por sua própria conta e risco), use o CD do Windows, que aparece opções para excluir ou criar partições antes da instalação.

Lembrando que se você quiser apenas uma partição só por causa da personalização das pastas do Windows, saiba que é possível mudar várias configurações avançadas executando gpedit.exe pra você usar sua outra partição.
Conhecendo este comando, você pode mudar o local de pastas como Meus documentos, Minhas Músicas e até a pasta desktop! Assim, se você costuma colocar seus arquivos na área de trabalho, pode ficar tranquilo que eles não vão mais para a fatídica pasta "C:\Documents and settings\Fulano\desktop" e sim para a pasta que você definiu em D:.
Como fazer? Aí é outra pergunta...

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.

Filtro de Linha pode ser utilizado como estabilizador?

Não.

Filtro de linha e estabilizador são coisas muito diferentes.

Filtro de Linha: Baseado num filtro RC, o filtro de linha, como o próprio nome diz, elimina ou reduz a variação na corrente da tomada para que chegue à sua saída apenas a componente de 60Hz. Frequências "parasitas" tornam o PC instável, além de suas componentes interferirem nos sinais internos da Placa-Mãe.

Estabilizador: Baseado em circuitos de chaveamento com relês, o objetivo do estabilizador é manter a tensão de entrada constante na saída. Devido à instabilidade das cargas, é comum a tensão de 110 V das nossas casas variar até mesmo 10%. O Estabilizador, através de um transformador interno, aumenta a tensão quando a mesma cai e diminui quando a mesma aumenta. Os clicks característicos evidencia o trabalho dos relês chaveando ou não o transformador.

Um estabilizador moderno muitas vezes inclui em sua estrutura um circuito que filtra a linha, excluindo a necessidade de usar um filtro a parte.

Filtros de linha geralmente são bem mais baratos que estabilizadores, e muitas vezes se parecem com um simples "extensor" com várias tomadas.

Na verdade, de certa forma os filtros de linha não tem qualquer utilidade, a não ser a de conectar vários aparelhos numa só tomada. Isso pois as fontes de computador já vem com um circuito que filtra a alimentação de entrada. Só não estabiliza como um estabilizador.
O que é pior nesta "utilidade" do filtro de linha é que muitos inadvertidamente esquecem do limite do aparelho e conectam vários aparelhos que puxam muita corrente, podendo causar super-aquecimento e incêndios.

--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.