Não.
Filtro de linha e estabilizador são coisas muito diferentes.
Filtro de Linha: Baseado num filtro RC, o filtro de linha, como o próprio nome diz, elimina ou reduz a variação na corrente da tomada para que chegue à sua saída apenas a componente de 60Hz. Frequências "parasitas" tornam o PC instável, além de suas componentes interferirem nos sinais internos da Placa-Mãe.
Estabilizador: Baseado em circuitos de chaveamento com relês, o objetivo do estabilizador é manter a tensão de entrada constante na saída. Devido à instabilidade das cargas, é comum a tensão de 110 V das nossas casas variar até mesmo 10%. O Estabilizador, através de um transformador interno, aumenta a tensão quando a mesma cai e diminui quando a mesma aumenta. Os clicks característicos evidencia o trabalho dos relês chaveando ou não o transformador.
Um estabilizador moderno muitas vezes inclui em sua estrutura um circuito que filtra a linha, excluindo a necessidade de usar um filtro a parte.
Filtros de linha geralmente são bem mais baratos que estabilizadores, e muitas vezes se parecem com um simples "extensor" com várias tomadas.
Na verdade, de certa forma os filtros de linha não tem qualquer utilidade, a não ser a de conectar vários aparelhos numa só tomada. Isso pois as fontes de computador já vem com um circuito que filtra a alimentação de entrada. Só não estabiliza como um estabilizador.
O que é pior nesta "utilidade" do filtro de linha é que muitos inadvertidamente esquecem do limite do aparelho e conectam vários aparelhos que puxam muita corrente, podendo causar super-aquecimento e incêndios.
--
Resposta à pergunta, respondida por mim no Yahoo! Respostas e escolhida como a melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário