Segundo o portal do OGlobo.com, a logomarca escolhida pela FIFA para ser a oficial foi esta daí (pasmem!):

Talvez aos olhos de uma criança essa logo possa parecer algo bonito, cores lindas, ideia fantástica, etc, mas até mesmo um leigo que no mínimo tenha acompanhado as últimas Copas deve achar no mínimo estranha essa escolha. Comparem com a logo oficial da copa da África, deste ano.
Esta logo parece ter sido feita por um iniciante na arte gráfica:
Vejam os traços inacabados dos dedos e suas desproporcionalidades. Ninguém discorda que os traços do homenzinho na logo da África 2010 não foram feitos para representarem fielmente o corpo de uma pessoa, mas é facilmente perceptível a originalidade daqueles traços, bem trabalhados. Os dedos estão ridicularmente estilizados, com péssimo acabamento visual. Quem manipulava a ferramenta gráfica certamente era pressionado a apresentar o resultado "para ontem". Parece um rascunho.
Vejam a falta do azul que representa o céu brasileiro. Seria intencional?
Vejam a ideia de ganância que passa estas mãos abraçando a coroa da taça. E o pior: todas as mãos tentam abraçar a coroa (o mundo, a copa mundial), mas a palavra "2014" está escapolindo das mãos, fortalecendo ainda mais a ideia de ganância. O brasil quer o ouro, mas estamos esquecendo da competição? Mesmo que a ideia seja boa, o acabamento é uma vergonha.
O que é mais engraçado são as pessoas que escolheram a tal logomarca: Paulo Coelho, Niemeyer, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Hans Donner e outros. Acompanhando a crítica dos comentários da página: Paulo Coelho entende de livros, Ivete de música, Gisele de moda. O que estas pessoas estão fazendo aí nesta lista?? Donner ainda se salva, é designer renomado, mas não é brasileiro. Niemeyer pode ter ideias coerentes. Mas o conjunto decepciona.
Lamentável esta escolha... E estão protegendo até o desenvolvedor, que nem divulgam o nome do indivíduo!
E eu não sou o único a criticar a escolha da Fifa não. Quem quiser que veja a matéria "Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014", do site www.copa2014.org.br. Se forem mais a fundo, encontrarão críticas de um número cada vez maior de pessoas. Em enquete do Portal 2014, 68% dos leitores não gostaram da marca desenvolvida para a Copa.
Este site ainda traz o comentário do renomado designer Alexandre Wollner: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza: "É uma vergonha".
E a Fifa planeja fazer a divulgação no dia 8 de julho! Decepcionante...
Um modelo de logomarca que também divulgam por aí é esta:

Nitidamente melhor que a escolhida pela Fifa, esta daí explora bem as cores do brasil e a natureza. Talvez a referência à natureza não seja tão bem vinda no contexto do futebol, mas não tem a conotação negativa que traz esta que a Fifa escolheu.
A logo oficial da copa deste ano é esta, para apreciarem:
